O Poder da criatividade para solucionar problemas

Por Elen Piccinini

Você já parou para pensar que você tem todas as respostas para resolver os seus problemas?

Quanto você imagina que explorar a criatividade pode te ajudar a solucionar problemas?

Você deve estar ai  se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra…

Para exemplificar eu gostaria que você neste momento imaginasse o quanto uma criança inicia seu processo vitalício estimulando a cada instante a capacidade de se re-inventar.

A criança no dia a dia inventa sua linguagem, a maneira  de se expressar, andar e até o jeitinho de demonstrar amor.

A capacidade que a criança tem de ver Soluções é ilimitada.

Para se certificar disso de a uma criança uma  caixa de papelão vazia e observe quanto ela vai explorar esse objeto que para o adulto é lixo. A criança pode brincar nessa caixa idealizando ser tudo  aquilo que passa pela sua imaginação, desde uma caverna, um carro, um navio pirata, uma estação espacial, uma casa, enfim para ela essa caixa pode ser um mundo à parte, menos algo que é inútil e  vazio.

É na infância  que a criança desenvolve a sua capacidade de ousar, e nessa fase seus progenitores podem coibir essa exploração que posteriormente se refletira  na vida adulta.

A criatividade nasce do fascínio por uma vida criativa, e esse interesse espontâneo  proporciona na criança um continuo de  experiências que podem promover a excelência naquilo que fazem.

Então reflita, se você é um adulto que explora pouco a sua criatividade, sua capacidade de solucionar problemas pode estar afetada.

A boa notícia é que você pode estimular a sua criatividade no dia a dia, se desafiando a olhar as coisas sem julgamento, com a possibilidade de ser outras muito além daquilo que os seus olhos podem ver.

Atividades de dança, rir e  brincar com crianças podem te trazer vigor e a estimulação da sua criatividade e ampliação da capacidade de solucionar problemas com maior rapidez.

Elen Piccinini é Psicóloga, Coach e parceira do Blog Dona de Casa. Só que não. 

Você pode encontrá-la no Facebook

Foto da capa: pexels.com

Retornar à Página Inicial

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *