Cozinhando pra 1,  Dicas

Comprando vegetais

Pequenas regras são importantes na hora de fazer as compras de vegetais para garantir a qualidade dos alimentos e evitar desperdícios.

Foto workingmoms.about.com
Foto workingmoms.about.com

1 – Escolha o melhor dia para fazer compras.
Avalie a rotina da sua família e decida qual é o melhor dia para fazer suas compras. Por exemplo, se vocês cozinham no final de semana, é melhor fazer as compras na sexta ou no sábado. Mas se não, talvez uma corrida rápida ao verdureiro durante a semana seja uma boa opção para ter vegetais mais frescos em casa.
* Se for tranquilo, vez ou outra leve as crianças para que ajudem a escolher os alimentos.

image

2 – Geladeira cheia demais pode não ser sinônimo de fartura, mas de desorganização!
Muitas vezes compramos mais do que conseguimos consumir e acabamos com uma geladeira cheia, bagunçada, produtos que não conseguimos ver ou alcançar e a tristeza de encontrar itens estragados! Não adianta se empenhar em comprar alimentos de boa qualidade e deixá-los se deteriorando na sua geladeira!
Também neste caso, estudar a sua rotina é a chave para tomar boas decisões!
Compre apenas o que você acha que vai consumir naquele período e lembre-se do prazo de validade dos itens que vocês consomem.
* Brócolis, couve-flor e folhas, por exemplo, duram menos que batatas ou cenouras.
* Aipim, batata salsa e tempero verde devem ser manipulados o quanto antes e se não forem consumidos, devem ser congelados crus ou cozidos (os dois primeiros). Eles congelam super bem e podem ser descongelados diretamente na panela.

3 – Tenha um plano
Ao fazer as compras, não saia comprando de tudo. Procure pensar nas refeições que serão feitas e em como cada item se encaixa no seu plano.
É até interessante não comprar de tudo, toda semana, para variar o cardápio.

O importante é ter controle sobre o que está na sua geladeira, saber que está oferecendo à sua família alimentos frescos e evitando desperdícios!
À princípio, parece que dá trabalho se organizar, mas são atitudes simples e depois que viram hábitos, a gente só sente os benefícios!
Boas compras!!!

 

 

(Visited 224 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *