Dicas,  Doces

Chocolate na minha cozinha

Foto letspartyblog.com
Foto letspartyblog.com

Eu adoro chocolate! E mas mais do que isso, eu adoro cozinhar com chocolate!!!
Se tem uma coisa que você sempre vai encontrar na minha despensa é um bom chocolate em barra! Quando não, eu cato as do meu marido pra cozinhar! Já me meti em apuros por causa disso rsrs
Geralmente eu tenho mais que um tipo na despensa: ao leite, meio-amargo, branco, puro ou fracionado 😉 Eles me socorrem em muitos momentos e tudo fica delicioso! Sem contar que têm um prazo de validade longo, então é um produto que eu não tenho pressa de usar, nem uso sempre! Fica lá, esperando uma inspiração ou necessidade!!!

Eu não trabalho pra nenhuma marca, mas só entre nós, depois que experimentei os chocolates Harald, tenho dificuldades em comprar outro! Eles são maravilhosos, tem um preço bom (apesar de ter subido bastante ultimamente) e tem a opção de vir em discos, o que é ótimo, porque eu não tenho mesmo paciência de picar chocolate! De quebra, os pequenos discos ainda rendem decorações lindas!!!
Mas essa é só a minha marca favorita e qualquer outra que seja do seu gosto é mais que perfeita!!! Na dúvida, experimente outras, tem sempre boas novidades no mercado!

Eu prefiro derreter chocolate em banho-maria, acho que fica mais líquido e brilhante.
Mas se você preferir derreter no microondas, não tem problema algum:
Coloque na potencia 50% e misture a cada 30 segundos até derreter. Se o pote estiver quente, pare de aquecer e deixe que o calor do pote termine o trabalho.
No banho-maria, coloque um pote seco com o chocolate sobre uma panela com água e leve ao fogo até a água abrir fervura. Desligue e misture até derreter.
Nunca deixe a água ferver e cuide para que nenhum pingo de água caia no chocolate.
Se for banhar alguma fruta ou bombom, mantenha o pote dentro da água morna durante o processo. Isso faz com que o chocolate permaneça líquido por mais tempo.

Dependendo da estação do ano uso chocolate puro ou misturo 50% puro e 50% fracionado. Raramente uso 100% fracionado. Mas se você morar em clima quente, esta é certamente uma boa opção!
Você também pode fazer a temperagem do chocolate puro para que ele seque mais facilmente e se mantenha mais sedoso depois de seco. A técnica que eu uso é ir mexendo e adicionando chocolate picado ao chocolate derretido, (cerca de 1/3 da quantia derretida). Desta forma o chocolate vai baixando a temperatura e mantendo a consistência. Depois é só usar!

Este é um post que vou recorrer futuramente em vários momentos para evitar repetir toda essa informação.
Muitas delícias vem por aí, me aguarde!!!

(Visited 1.683 times, 2 visits today)