Às vezes é tão difícil pensar em um aperitivo que seja delicioso, prático e ainda nutritivo!

A minha querida amiga, Rayssa Mendonça, Nutri e colega Coach de Emagrecimento me deu essa receita que fiz aqui em casa!

E como quem tem uma amiga nutri, tem tudo….

“O grão-de-bico possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Além de cerca de 22g de proteína a cada 100g de grão, uma ótima fonte protéica, um alimento completo.”

Sério isso??? 😳 Lindo, gostoso, cheio de proteína e ainda auxilia na produção de serotonina??? Virei fã!!!

Mas não fui a única, o  meu filho do meio pegou um pote, uma colher e sentou pra comer!

“Moleque, isso não é almoço, é aperitivo!!” 😂

Claro que eles têm todas as respostas na ponta da língua, né???

“Mas, mãe, é muito bom e é saudável!!!”

Boa! Ele até ganhou o direito de comer o aperitivo no pote!!! rsrs

A RECEITA:

Ingredientes

* 250 g de grão-de-bico cozido e escorrido
* Azeite de oliva
* Sal
* Ervas frescas ou secas

Modo de fazer

1. Mantenha o grão-de-bico de molho por 8 horas e depois cozinhe até ficar ao dente.
2. Escorra bem ainda quente e leve o grão para uma assadeira com azeite para untar. Tempere a gosto com sal e ervas.
3. Asse em forno baixo por pelo menos 40 minutos ou até ficar com uma casca crocante.
4. Prontinho, coloque num pote ou prato charmoso e sirva.

Fazendo testes por aqui, encontrei alguns detalhes na maneira de preparar. Vamos lá!

Dicas:

* Para ficar ainda mais crocante, coloque no forno ainda frio e deixe no forno fechado depois de desligado até esfriar.

* O aperitivo é uma delícia, mas quanto mais fresquinho, mais gostoso, então faça apenas o quanto vai consumir.

* Numa quantidade menor, dá pra fazer na frigideira. Coloque no fogo baixo, temperado como na receita, tampe e mexa de vez em quando até ficar dourado. Sirva imediatamente.

* Dá pra fazer com grão-de-bico em lata? Cozido em casa é mais saudável, mais se for entre isso e batata frita, use o grão de bico enlatado sem culpa!!!

* Se você quiser cozinhar todo o pacote de uma vez, use o quanto quiser e congele o resto  em porções. Depois só descongelar e colocar na frigideira ou no forno.

* Só cuide pra não cozinhar demais, ou ele perde a forma e vira uma pasta

Comentário da Nutri

A Rayssa fez a gentileza de deixar alguns comentários aqui pra gente:

“Do ponto de vista nutricional, o grão-de-bico é um legume com importantes qualidades, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.

Devido à sua grande quantidade de amido, grão-de-bico é usado pelo nosso organismo como fonte de energia.

É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.

Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.

Cada 100g de grão-de-bico contém 6g de fibras, sendo em sua maioria fibras solúveis, que ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol.

Vários estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.

Além disso, o grão-de-bico contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro, magnésio e minerais que desempenham funções importantes no organismo.

O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Além de cerca de 22g de proteína a cada 100g de grão, uma ótima fonte protéica, um alimento completo.”
Essa moça linda do meu lado num congresso de emagrecimento é Rayssa Mendonça, Nutricionista, Coach de Emagrecimento e parceira aqui no Blog.
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