Cozinhando pra 1,  Salgados

Risoto de arroz amanhecido com medalhão de palmito pupunha

cima_edited
Domingo lindo, cheio de atividades, eu estava sem a menor vontade de ficar me empenhando na cozinha! Pra completar, ontem também tive um dia cheio e não fiz compras! Acordei tarde, tomei um café gostoso e fui olhar na cozinha, pra ver o que tinha à minha disposição! Uma panela inteirinha de arroz, hummm… não podia desperdiçar! Pensei logo num risoto, rápido e prático! Palmito pupunha, sem dúvida, um CURINGA, eu sempre tenho no freezer! Juntou a fome com a vontade de comer!!!

Eu amo arroz arbório e uma receita original de risoto! Mas não tenho o menor preconceito com receitas, faço do jeito que dá pra fazer! O importante é que fique gostoso, cheiroso e lindo! Convenhamos que uma boa apresentação ajuda! A turma olhou, se encantou, experimentou e eu ouvi vários elogios! Contei que era arroz amanhecido e não acreditaram rsrsrs Perfeito!!!

Ingredientes para 6 porções:
1/2 cebola e 3 dentes de alho picadinhosIngredientes original_reduzida_edited
2 xíc. de palmito pupunha picadinho
Arroz cozido feito de 1 1/2 xíc. de arroz cru
1/2 xíc. de vinho branco ou 2 colheres de sopa de conhaque ou do destilado à sua disposição
1 tablete de caldo de vegetais
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
6 medalhões de palmito pupunha
Azeite de oliva extra-virgem
Pimenta biquinho para decorar

Modo de fazer:
Coloque 4 xíc. de água para ferver.
Doure a cebola e o alho em 1 colher de sopa de azeite de oliva. Acrescente o palmito picadinho e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o tablete de caldo de vegetais, o vinho (eu usei conhaque hoje, porque era o que eu tinha) e misture bem. Adicione o arroz, misture novamente e vá acrescentando água fervente aos pouquinhos. Continue mexendo e junte sal e pimenta-do-reino a gosto.
Se você tiver um mix de ervas preferido, ele é sempre bem-vindo!
Adicione água fervente quando necessário até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente, e o caldo, esteja cremoso. Acrescente o queijo parmesão, a salsinha e o creme de leite. Tampe e desligue o fogo.

Quando o risoto estiver quase pronto, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto e coloque um filete azeite de oliva. Acrescente os medalhões, dourando em ambos os lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Sirva o prato com o medalhão, o risoto por cima e decore com queijo parmesão ralado, pimenta biquinho e um filete de azeite de oliva.
Prato_edited
Dicas:
* Eu compro palmito pupunha inteiro na feira e sempre corto alguns medalhões e congelo separadamente. Eles são deliciosos e dão um charme todo especial ao prato!
* Lave o palmito antes de picar, seque e congele num saquinho próprio para congelamento. Se estiver bem sequinho, os pedacinhos não grudam e você nem precisa congelar em porções.
* De preferência, congele no dia que comprar, se não ele vai ficando duro.
* O palmito pode ser descongelado diretamente no cozimento.
* Não se prenda ao arroz amanhecido, o mesmo prato pode ser feito com arroz agulhinha ou arbóreo crus.

Gente, só aqui entre nós, tá! Não mostra esta receita pra nenhum italiano! 😉 Bjks


Para sobremesa? Picolé de suco de uva integral, sem adição de açúcar, corantes ou conservantes, direto do vidro para as forminhas! Quase não sobrou pra tirar a foto!!! rs

(Visited 1.459 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *