Doces

Bala de gelatina com gengibre e capim-limão

Esta semana tem mil e uma experiências com gelatina acontecendo aqui em casa, amoooooo!!! Hoje, resolvi inventar uma balinha com ingredientes do meu jardim e fiquei muito surpresa com o resultado!!!
Ela ficou uma delícia, super saudável, muito fácil de fazer e fez o maior sucesso com gente grande e pequena por aqui!!! Ainda bem que tirei a foto antes da criançada chegar da escola, ufaaaa!!! Ela é refrescante, derrete na boca e se adéqua a vários tipos de dietas!!!
Pesquisando sobre a gelatina, descobri que faz bem pra tudo, até dor de cotovelo, já que faz maravilhas pelas articulações! (não resisti à piadinha 😉 ) Tem cálcio, proteína e se juntar aos benefícios do gengibre e do capim limão, temos uma balinha poderosa, perfeita pra quem precisa de uma forcinha a mais!!! Olha só!!!

Ingredientes:
240 ml de água
5 folhas grandes de capim limão
5 cm de gengibre picadinho
3/4 xíc. de açúcar
2 envelopes de gelatina sem sabor em pó
10 colheres de sopa de água fria

Modo de fazer:
Junte a água, o gengibre e o capim limão e leve ao fogo, fazendo um chá bem forte. Acrescente o açúcar, ferva mais um pouquinho e reserve.
Coloque a água fria num pote e distribua a gelatina sem sabor uniformemente sobre a superfície da água. Aguarde um minuto para hidratar. Leve ao forno de microondas por 15 s, mexa e se necessário, deixe mais 15 s. Misture bem e adicione ao chá coado ainda quente. Coloque num refratário de aproximadamente 20 x 25. Leve à geladeira e depois de firme, corte em cubinhos de 1.5 x 1.5 cm.
Guarde num potinho fechado na geladeira.

Dicas:
* Pra quem gosta muito de gengibre, rale ou corte bem pequeno, cozinhe com o açúcar e deixe os pedacinhos na bala. Use um pouco menos de gengibre, neste caso, para o gosto não ficar forte demais.
* Você pode usar qualquer chá da sua preferência, até de saquinho. Mas o xarope precisa ter um sabor forte, pois ele tende a suavizar bastante depois que a gelatina está pronta há algumas horas. Use dois ou três saquinhos, dependendo do sabor escolhido.
* Suco concentrado também é uma excelente substituição. Derreta a gelatina como descrito acima e vá adicionando aos poucos, 200 ml do suco de sua preferência. Adoce a gosto.
* Se preferir, substitua o açúcar por mel, açúcar mascavo, orgânico ou adoçante culinário.

Esta balinha também pode ser feita com gelatina de caixinha com sabor.
Ingredientes:
1 envelope de gelatina sem sabor
5 colheres de sopa de água fria
1 pacote de gelatina com sabor
240 ml de água fervente

Modo de fazer:
Coloque a água fria num pote e distribua a gelatina sem sabor uniformemente sobre a superfície da água. Aguarde um minuto para hidratar. Leve ao forno de microondas por 15 s, mexa e se necessário, deixe mais 15 s.
Dissolva a gelatina com sabor na água fervente. Adicione a gelatina sem sabor, mexendo bem até misturar completamente.
Coloque num refratário de aproximadamente 20 x 25. Leve à geladeira e depois de firme, corte em cubinhos de 1.5 x 1.5 cm.
Guarde num potinho fechado na geladeira.

Dica: varie a gelatina conforme a sua dieta! Existem opções com açúcar orgânico, corantes naturais e até sem açúcar!

(Visited 3.019 times, 2 visits today)

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *