Doces,  Lanche,  Receitas de família

Bolo Formigueiro

Os bolos da minha infância….

Acho que quase todo mundo tem uma seleção de bolos que a mãe fazia quando criança, que eram a sensação da tarde ou do fim de semana!

Na minha casa os preferidos eram Bolo Formigueiro, Bolo de Coca-cola e Bolo de Ameixa que ela fazia e congelava em porções.

Vejam que isso era nos anos 70 e essa deusa da culinária doméstica já tinha um objeto que tirava o ar dos saquinhos plásticos pra congelar sem umidade.

Ela trabalhava fora de casa, mas o lanche da tarde da turminha, feito por suas próprias mãos estava sempre garantido.

Uma mulher prática e antenada, totalmente dona de casa, sqn!!!

Um outro que eu amava era de chocolate com uma calda bem líquida feito pela nossa diarista favorita, que eu via como uma tia querida. Ela fazia aquele bolo simples e eu me sentia como no dia do meu aniversário rsrs um luxo!!!

Eu não tenho a receita do bolo, (apesar de ter planos para tentar reproduzi-lo) mas não preciso nem fechar os olhos para ver aquele rosto amoroso que não vejo há mais de 30 anos.

Lembranças da infância que nos ensinam a exercer os papéis da vida adulta.

A receita de Bolo Formigueiro foi tirada do caderno da minha mama e é DELICIOSO!!! Leve, macio e a minha turma também adora!!! É muuuito fácil de fazer e vai tornar o lanchindo da tarde com as crianças, super especial!!!

Ingredientes:

1 e 3/4 xíc. de açúcar
200 gr de manteiga ou margarina (eu prefiro manteiga, sempre)
4 ovos separados
3 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de leite
100 gr de coco seco ralado
130 g de chocolate granulado macio
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:

Bata as claras em neve e reserve.
Em outro pote, bata a manteiga, os ovos e o açúcar até ficar um creme bem fofinho.
Misture o leite e a farinha alternadamente, acrescente as claras em neve, o fermento e por último, o coco e o chocolate.

Coloque numa forma de tamanho médio, untada com óleo ou manteiga e polvilhada com farinha de trigo.

Asse a 180° em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até assado, mas apenas levemente dourado (assado demais, ele pode ressecar).

Dica: A massa é meio durinha mesmo, então use uma colher de pau pra mexer. Acabei de quebrar uma espátula de silicone. Adorava aquela espátula ??? rsrs

Mas fica tranquila, o bolo é super fofinho!!!

Cobertura:

Você pode fazer aquela cobertura de Nescau que fica uma casquinha crocante, mas a minha preferida é essa trufada, que é muito cremosa e absurdamente fácil de fazer!

200 g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas na potencia 50%, mexendo a cada 30 segundos. Acrescente o creme de leite, misture bem e espalhe sobre o bolo.

Fresquinho, cheiroso, fofinho, saindo do forno…. delícias da culinária doméstica!!! Certamente, o seu filho vai levar esta lembrança vida afora!!!

Desejo a você, momentos deliciosos, conversa boa e muita risada!!!

Retornar à Página Inicial

(Visited 739 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *