Dicas

Como eliminar sem estresse as manchas mais comuns na cozinha

Criado em parceria com OMO, o guest post de hoje sobre manchas na cozinha foi escrito pela jornalista Cecilia Gibson, da agência Mavens of London.

Com a palavra, a linda Cecília 🙂

“O ‘Dona de Casa. Só que Não’ é uma ótima fonte de informação e, em especial, nos chamou a atenção a qualidade das postagens. Organizar a cozinha do dia a dia e reunir a família em volta da mesa são temas que temos bastante interesse e adoraríamos poder contribuir. Espero que gostem das nossas dicas!

Como eliminar sem estresse as manchas mais comuns na cozinha

Seja fazendo o almoço, um jantar mais elaborado ou um simples lanche, cozinhar é uma das tarefas mais triviais do nosso dia a dia. E se até mesmo os mais renomados e cuidadosos chefs respingam o avental enquanto estão preparando refeições, imagine o resto de nós mortais!

Especialmente se aí na sua casa você gosta de experimentar no fogão ou tem o hábito cozinhar em família. Apesar de ser um delicioso momento de troca e cumplicidade, trazer os filhotes para colocar a mão na massa também pode ser sinônimo de um pouco de bagunça, não é verdade?

Por isso, não tem jeito! Saber como se livrar das indesejáveis manchas de comida e bebida é essencial. Até porque não há nada pior do que uma mancha vermelha de molho de macarrão em uma camiseta branca ou respingos de shoyu por toda a toalha de mesa nova.

Mas nada de sofrer por causa disso. Separamos a seguir algumas dicas práticas para você eliminar sem estresse as manchas mais comuns que acontecem na cozinha de casa:

Óleo ou gordura

Ao fritar um ovo, temperar uma salada ou fazer (e comer!) batatinhas fritas, é bem comum que um pouco de óleo espirre na gente. Como tirar mancha de gordura da roupa de forma rápida e prática? É muito fácil se você usar a técnica e os produtos certos.

Antes de mais nada, use um papel toalha para remover o excesso de óleo do local. Aplique então um pouco de detergente e esfregue com a ponta dos dedos, enxaguando depois.

Caso isso não seja suficiente, aplique um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe agir por cerca de 30 minutos. Esfregue com uma escova de dentes e lave como de costume. Para mais dicas sobre como tirar mancha de gordura da roupa, clique aqui.

Molho de tomate

Pexels

Neste caso, a primeira providência é tentar se livrar do máximo de molho de tomate possível, raspando com cuidado o excesso com uma colher ou uma faca. Assim que fizer isso, coloque a mancha em água corrente na temperatura fria – tomando o cuidado de fazer isso pelo lado do avesso da roupa, para facilitar o processo de limpeza.

Em seguida, esfregue um pouco de detergente ou sabão líquido na mancha com o auxílio de uma esponja macia e enxague. Se ainda houver resíduos de molho de tomate na roupa, pingue umas gotinhas de limão ou vinagre branco no local da mancha e novamente esfregue e enxague no final.

Molho de soja

O molho de soja tem tendência a respingar bastante, deixando pequenas manchinhas escuras por onde cai. Para removê-las, o melhor é usar um cotonete. Dê pequenas batidinhas nas nódoas com um pouco vinagre branco. A água oxigenada também pode ser usada em tecidos de cor clara, mas deve ser enxaguada imediatamente com água fria. Em seguida, lave a peça como de costume.

Vinho tinto

Novamente, procure absorver o máximo de vinho possível usando toalhas de papel – mas sem esfregar, isso só vai fazer com que a mancha se espalhe e penetre ainda mais na roupa! O próximo passo é cobrir a mancha com sal e pressionar os cristais contra o tecido úmido. O sal vai absorver grande parte do vinho e ajudar a “levantar” a mancha.

Após fazer isso, escove os cristais de sal para ver quanto da mancha ainda sobra. Adicione então um pouco de vinho branco, água com gás ou mesmo água fria no local e absorva o excesso com um pano seco. Se ainda houver vinho lá, repita os passos anteriores quantas vezes for necessário.

Café ou chá

Pixabay

A princípio, derramar sem querer um pouco de café ou chá na toalha de mesa não parece ser um grande problema, já que esse tipo de nódoa não é tão evidente como as de molho de tomate ou vinho, por exemplo. Porém, depois que elas secam, manchas de café e chá são bem teimosas de remover.

Por isso, não perca tempo e aja de imediato! Molhe o local atingido com água morna e aplique um pouco de sabão líquido ou detergente, deixando-o agir por alguns instantes para fazer efeito. Em seguida, esfregue suavemente com a ponta dos dedos e enxágue bem.

Ficou com alguma dúvida sobre como tirar mancha de gordura da roupa? Ou então tem algum segredinho para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário abaixo!”

— — — — —

Cecilia Gibson é jornalista e desde o tempo da faculdade arrasta uma asa pelas mídias digitais, tema a que se dedicou recentemente no mestrado. Gosta de cozinhar aos domingos com o marido e ler sobre mitologia, cosmologia, psicologia e outros “ia”. Em Londres desde meados de 2014, sente falta de pastel de feira, não recusa jogar conversa fora com os amigos no pub e acha que o céu nublado londrino lembra o de Curitiba.

— — — — —

Links para as imagens originais:

https://pixabay.com/photo-1467283/

https://www.pexels.com/photo/pasta-noodles- tomato-sauce- spirelli-14737/

https://pixabay.com/photo-722270/

(Visited 236 times, 1 visits today)

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *