Cozinhando pra 1,  Salgados

Molho de cogumelos e vinho

image
Eu amo cogumelos frescos! Este molho foi o meu escolhido para acompanhar a polenta do post do início da semana. Meu marido dizia que estava uma delícia a cada garfada, então eu acho que ficou especialmente saboroso rsrs

Ingredientes:
Rendimento – porção para 6 pessoas

1 cebola pequena/média picadinha
3 dentes de alho picadinhos
2 bandejas de cogumelo paris fatiado grosso
6 azeitonas pretas grandes de boa qualidade, picadas em 4
2 cenouras pequenas cortadas em cubos
1 colher de chá de tomilho seco
1/2 xíc. de vinho tinto
+ ou – 1/4 de xíc. de shoyu
1 colher de sopa rasa de maizena em 1/4 de xíc. de água
Sal, pimenta-do-reino e salsinha ou cebolinha fresca a gosto

Doure a cebola e o alho, acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por dois minutos. Adicione a cenoura e o tomilho, misture bem. Acrescente o vinho e dois minutinhos depois, o shoyu e a maizena. Adicione o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até que a cenoura esteja no ponto. Se necessário, acrescente um pouco de água. O molho deve ficar numa consistência média, nem ralo demais, nem grosso demais. Desligue o fogo, misture o tempero verde e sirva.

Para acompanhar, servi vagem macarrão cortada ao meio (no comprimento) e dourada no azeite, alho, sal, chimichurri e um pouquinho de Fondor. Ficou cozida, mas crocante, perfeito!

Bom apetite!!!

Dicas:

* Tirando o cogumelo fresco que fui ao verdureiro comprar, usei o que tinha em casa. Varie os ingredientes conforme a sua vontade e necessidade.

* Vá temperando e experimentando, siga a sua intuição sempre.

* Este molho é bem versátil e fica delicioso acompanhando bife de carne, porco, frango, um assado ou um macarrão. Sem adicionar água ou seja, mais sequinho, pode ser servido como aperitivo ou sobre torradas.

* Não subestime o valor de uma boa azeitona. Eu tenho comprado azeitona espanhola a granel. Ela é mais cara, mas como o sabor é muito mais intenso, eu compro só um pouquinho e já faz um efeito maravilhoso. Geralmente uso uma azeitona picada por pessoa.

(Visited 88 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *