Dicas

Me organizando para a semana.

Congelados. Dona de Casa. Só que não.

Olá meninas, a correria é grande para preparar as refeições da família durante a semana, não é mesmo?
No meu caso, geralmente consigo meia hora para preparar um almoço ou jantar e a gente sabe que isso não é muito!
Não sei vocês, mas o que me toma mais tempo na hora de preparar essas refeições é limpar e picar carnes e vegetais. Então, prefiro manipular o que posso de uma vez só, ao invés de me estressar todos os dias.

* As carnes podem ser congeladas já processadas e em porções etiquetadas.
* Alguns vegetais como o palmito e o aipim, precisam ser utilizados ou congelados no dia da compra, senão vão endurecendo. Devem ser lavados, picados e congelados e depois, descongelam direto na panela. O aipim pode ser congelado cru ou cozido.
* Batata salsa ou mandioquinha – também estraga muito rápido, então prefiro congelar enquanto está fresquinha. Deve ser lavada, picada e congelada (cru ou cozido) e depois, também descongela direto na panela.
* Salsinha e cebolinha – adoro utilizá-los fresquinhos, mas na correria, eles são sempre mais rápidos em estragar do que eu em utilizar :/ Já plantei no jardim, mas confesso que no “todo dia”, o lavado, picado e congelado é imbatível!!!
* Cebola e alho – amo!!! Mas se cozinhar é um ato de amor, não vale chorar a cada refeição 🙂  Veja Economize tempo conservando cebola e alho picados.
* Folhas para salada – lavar, deixar de molho com água sanitária (2 colheres de sopa/litro de água – segundo o site www.bemparana.com.br), enxaguar muuuuuito bem, centrifugar. Guarde bem sequinho que dura a semana toda.

Então, num horário que não vai atrapalhar nenhum programa, eu e o meu Dono de Casa. Só que não. colocamos uma musiquinha pra tocar, abrimos uma cervejinha, papo bom e mão à obra! Geralmente, ele manipula a carne de boi e eu, a de frango e os vegetais, é rapidinho!!!

Ontem, pra cronometrar, eu trabalhei sozinha e em duas horas e meia, processei e congelei todas as carnes do cardápio da semana, o palmito pupunha, a salsinha e a cebolinha.

Para facilitar ainda mais, congelei as carnes da semana em porções etiquetadas por prato e coloquei todas numa forma que cabe no meu freezer (foto). Assim, não preciso nem procurar 🙂

Hoje, vou cuidar do alho e cebola e das folhas para salada.

Vale cada segundo, porque a minha semana inteira é muito mais tranquila!

E que venha uma semana linda, sem stress, cheia de comidinhas gostosas, criançada chegando esfomeada da escola, sentindo o cheirinho da cozinha e passando pra dar beijo e perguntar:

“manheeeeê, que cheiro boooommm, o que tem pro almoço????”

Gente, eu vou sentir uma saudade disso….

Uma semana linda pra você!!!

(Visited 284 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *