Essa semana me deu uma vontade enoooorme de fazer um brownie pra você! Não apensas um brownie, mas
O brownie !

Procurei receitas maravilhosas de pessoas super entendidas e descobri que as variações são imensas!!! O que é um bom brownie pra um, pode ser um sacrilégio pra outro e por aí vai.

Comecei a me perguntar: o que seria o brownie perfeito pra mim?

Hummm…. se não for pedir demais, ele seria crocante por fora, macio e quase puxento (acho que essa palavra não existe kkk) por dentro, com um sabor poderoso de chocolate e doce no ponto (nem enjoativo, nem sem graça)! Ele seria gostoso servido com sorvete e calda, mas teria que se sustentar sozinho, do tipo que a gente passa pela cozinha e tem que pegar um pedacinho, sabe? Quase um vício kkkkkk

Mas onde encontrar esta receita? Bom, se não encontrar, a gente tem que inventar, mas pra inventar, tem que entender como cada ingrediente funciona e combina para produzir o resultado desejado!

Então vamos aos segredos que eu fui percebendo no meio do caminho:

* O açúcar ajuda fazer tanto o efeito crocante, quanto o “puxento”! Resultado: com pouco açúcar, brownie homogêneo e sem graça!

* O número de ovos a mais deixa o brownie mais denso e parecido com a consistência de bolo, não era o que eu queria!

* O trigo não pode ser batido demais, ele tem que ser apenas incorporado! Então já sabe, pra essa receita, SEM batedeira! Misture na mão, de-li-ca-da-men-te…. tá bom, nem tanto!!!!

* E o segredo mais importante é o tempo de cozimento! É melhor cozinhar o brownie de menos do que de mais – desde que os ingredientes estejam cozidos, certo?

Mas é claro que não deu pra parar por aí! Mesmo assado no ponto, ele ficou ainda meio homogêneo… e aí, testando no meu forno, percebi que se colocasse o brownie para assar numa temperatura mais alta no início, ele faria a casquinha rapidamente sem endurecer por dentro. Aí era só baixar a temperatura e assar um pouquinho mais!

Eureka!!!

E depois de várias fornadas e muitas experiências, fizemos uma degustação e foi unanimidade – a receita inventada foi a vencedora e o brownie ficou perfeito!!!

Ingredientes:
115 g de chocolate meio amargo em barra ou pequenos discos
1 ½ xíc. ou 360 ml de açúcar
½ xíc. de óleo de cozinha
6 colheres de sopa (90 g) de cacau em pó (ou chocolate em pó)
½ colher de chá de sal marinho
3 ovos grandes
2 colheres de chá (10 ml) de extrato de baunilha (opcional)
1 xíc. ou 240 ml de farinha de trigo peneirada
¾ xícara de castanhas picadas ou gotas de chocolate

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno a 200°.
Cubra uma assadeira de 20X20 ou 20X30 com papel alumínio, deixando um pedaço extra de papel de dois lados opostos.
Unte e esfarinhe a assadeira.
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no forno de micro-ondas (veja Chocolate na minha cozinha)
Misture delicadamente os outros ingredientes na ordem acima apenas até que estejam todos incorporados.
Coloque na assadeira e leve ao forno. Asse por 20 min., abaixe a temperatura para 180° e asse por mais 5 min.
Prontinho!!!

Brownie. Dona de Casa. Só que não.

Dicas:
* Este foi o tempo no meu forno, mas como cada forno é diferente, é bom que você fique atenta pra ver como vai funcionar no seu. Na dúvida, pressione o centro levemente para ver se não está muito mole.
* Se quiser cortar bonitinho, espere esfriar totalmente, o sabor e a textura ficam no ponto quando frio. Mas vou te contar que eu AMO brownie quente 😉
* Pra cortar depois de frio, melhor tirar da forma. Por isso é sempre bom forrar com papel alumínio deixando duas abas, uma de cada lado, para levantar o brownie inteiro.
* Ajuste o chocolate ao seu paladar: Com o cacau em pó (100% cacau), o brownie fica com o sabor mais forte de chocolate e menos doce. Com o chocolate em pó (50% cacau), o brownie fica um pouco mais suave e mais doce.
* O açúcar também deve ser ajustado. Se estiver usando um chocolate em barra menos doce como o Harald, sugiro que mantenha a xícara e meia de açúcar. Se o escolhido for um chocolate um pouco mais doce como o Sicao, diminua o açúcar para uma xícara e um quarto.
* Cuide das medidas. A medida de xícara tem 240 ml, a de colher de sopa tem 15 ml e a colher de chá tem 5 ml. Com medidas diferentes, a receita fica diferente, não é mesmo?
Qualquer dúvida, é só perguntar!

E depois de toda essa bagunça, eu escuto uma pergunta fofa do meu caçula:

“Mãe, você pode fazer essa receita todo dia pra gente ter um estoque infinito???”

hahaha gostoso demais!!!

Beijos e até depois 🙂

Retornar à Página Inicial

(Visited 38.551 times, 1 visits today)
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

86 thoughts on “O Segredo do Brownie.

  1. Oie, fiz uma receita e ficou amargo, esse não fica não? Queria ele mais docinho. Obrigada por dividir beijão 😘

  2. Olá! Quero testar sua receita, já fiz várias, e não faz a casquinha…
    Vou fazer em uma fôrma 40x30cm, dobro a receita? Obrigada!

  3. Fiz e não deu certo,não ficou crocante em cima,ficou igual bolo por cima só,e deixei bastante tempo pra ver se fazia a casquinha e não deu😕 oq será?

    1. Joci, querida, pode ser a temperatura do forno, o tempo que você deixou pré-aquecendo ou até a quantidade de açúcar. Mas a primeira pergunta é se você utilizou medidores padrão. É bem importante, pra ter certeza que você fez a receita como está escrito. Beijos, linda!!

  4. Adorei sua receita! Mas fiquei com uma curiosidade: existe um motivo para ser óleo e não manteiga? E se já fizeste comm manteiga, o que achou? Beijos e obrigada!

    1. Oi Lunna, seja bem-vinda!! O que eu li nas minhas pesquisas foi que a manteiga deixaria o brownie mais parecido com um bolo. Mas eu acho que você deve tentar! O bom dessa receita é que ela é boa mesmo quando dá errado 🙂

  5. oi eu uso a massa pronta p/ brownie , mais nao fica molhadinho, fica um pouco seco, por favor me ajude a melhorar. obrigada.

    1. Oi Raimunda, é preciso saber como você está fazendo, você usa medidores padronizados? Fazer a receita conforme pedido é sempre o primeiro passo para um bom resultado! Mas como sugestão, eu te pergunto: você já experimentou fazer a massa em casa? O brownie é, talvez, o bolo mais fácil e rápido de fazer em casa. A qualidade nem se compara ao de pacote e ainda fica mais em conta. Se fizer, depois me conta o que achou, ok? 😉 Bjks

  6. Olá, queria saber sobre cortar o brownie para rechear, como devo fazer? As vezes ele fica muito mole e não consigo cortar ele ao meio e colocar o recheio que quero.. obrigada!!!

    1. Oi Priscila, é muito importante que ele fique assado no ponto certo e que você espere esfriar completamente antes de rechear. Aí é bem tranquilo! Boa sorte 😉

  7. Como fazer a massa ficar lisa na assaseira ou seja, todo brownie na mesma altura. Quando faço, fica todo irregular. Desculpe se ja houve esse comentario.

    1. Oi Sonia, agradeço a sua pergunta!! Nivele a massa com uma espátula e garanta que o seu forno também está nivelado. A não ser que o forno seja mais quente de um lado que de outro, o brownie vai ficar certinho. Beijos, querida, volte sempre!!

  8. O que fiz de errado para o papel manteiga ter ficado com toda a oleosidade do Brownie? Deixei a 205 graus… por 25 min …

    1. Oi Mireile, não sei dizer, nunca aconteceu por aqui. Mas na dúvida, experimenta fazer com o papel alumínio, sempre dá certo! Beijos, querida 😘

  9. Olá! Vi muitas receitas colocando 1 colher de chá de fermento… Você acha que não é nescessário?

    1. Oi Ana, seja bem-vinda!! Não é necessário colocar fermento, ele cresce normalmente. Mas se você quiser colocar, não tem problema, ele só vai ficar mais parecido com um bolinho. Beijos, querida, volte sempre!!

  10. Fiz a receita e ficou INCRÍVEL!! O brownie perfeito! Ficou com uma deliciosa casquinha por fora e molhadinho por dentro. Muito obrigada!! Fazia muito tempo que procurava uma receita de brownie assim.

    1. Que gostoso, Marine, ganhei o dia 🙂 Fico muito, muito feliz que você gostou! A receita foi escrita com todo cuidado pra que ficasse tão boa aí quanto fica aqui. Beijos, linda, gratidão!!!

    1. Oi Vanessa, sabe que mesmo na mesma casa, com ingredientes da mesma marca, às vezes fica um pouco diferente. O tamanho do ovo, o forno, a quantidade ou a marca do açúcar. Você usa medidor por ml? 1 xícara = 240 ml Vou fazer umas experiências por aqui e depois te falo, ok? Beijos

      1. Não,como da diferença entre os tamanhos do medidores.
        Eu gostumo pesar faço tudo em grs.
        Se você tiver em gramas para me passar eu agradeço.

        1. Oi Vanessa, procure medidores padronizados. A xícara de chá deve ter 240 ml, a colher de sopa, 15 ml e a colher de chá, 5 ml. Eles são bem em conta e são uma “mão na roda” na cozinha. A minha balança de cozinha é analógica e pesa bem acima de 20 g. Infelizmente não consigo pesar com precisão os ingredientes em quantidades menores. Beijos, linda, depois me conte se deu certo!!!

    1. Oi Guiomar, muito obrigada por me contar, amo saber como ficou!! Pode fazer sem a castanha sim, vai do seu paladar e dos ingredientes que você tem em casa. Mas o brownie purinho fica perfeito!!! Beijos, linda!!

    1. Oi Vanessa, isso varia muito com o forno e eu diria até com a pressão do gás quando o cilindro está cheio ou quase vazio. Mas eu diria que uns 10 minutos são o suficiente. Como eu tenho certeza que você vai fazer esta receita mais de uma vez (eu faço quase uma vez por semana rsrsrs) o ideal é você ver o resultado no seu forno e reajustar o tempo. Mas não tem erro, ele pode ficar um pouco mais macio ou um pouco mais durinho, mas sempre fica maravilhoso. Beijos, linda!!

      1. Obrigada.
        Eu fiz a receita e ficou muito boa e macia e molhadinho.
        Só a casquinha que ficou muito fina não sei a onde errei fiz tudo como a receita pede.
        Eu pré aqueci 10 minutos mesmo assim a casquinha ficou fina como papel.

  11. oie…adorei a receita ..preciso testar…
    Uma dúvida … Como faço para o brownie nao rachar mto a casquinha e quebrar, na hora de cortar ?!?!
    Obrigadaaaa 🙂

    1. Oi Joice, seja bem-vinda!!! Eu geralmente espero esfriar antes de cortar e corto de cima para baixo e não deslizando a faca. Isso quando não assalto a forma já saindo do forno, né??? 😉 Beijos, linda, volte sempre!!!

  12. Boa tarde!
    Amei a receita e vou testar, só tenho uma dúvida, este trigo é com fermento?
    Beijos! Obrigada.

    1. Oi Juanita, boa tarde! Use o trigo comum, essa receita não leva fermento. Adorei a visitinha! Depois me conta como ficou 😉

  13. Faz diferença trocar o papel alumínio pelo papel manteiga? E caso faça troca, ainda é necessário untar e esfarinhar a assadeira?

    1. Oi Getúlio, seja bem-vindo!! Eu acho que o papel alumínio transmite melhor o calor, mas se não tivesse em casa, faria com papel manteiga sim. Eu gosto de untar sempre, pois se por algum motivo o brownie ficar um pouquinho mais mole que o normal, ele acaba grudando no papel manteiga/alumínio. Volte sempre 🙂 beijâo

  14. Posso substituir o óleo por manteiga?? E tem algum segredo pra não virar bolo porque os meus sempre acabam como bolo é isso é frustrante

    1. Oi Silmara, a manteiga deixa o brownie com uma consistência mais parecida com bolo, então acho que você deve fazer com óleo mesmo. Depois me conta 😉

    2. Você peneira seus ingredientes?
      Sempre fiz os meus com margarina sem sal e sempre deram certo. Reveja a quantidade dos ingredientes tbm.

      1. Oi Giselia, eu não peneiro os ingredientes, não é necessário. Eu nunca fiz com margarina, entre margarina e manteiga sempre dou preferencia à manteiga. Sobre rever a quantidade dos ingredientes, imagino que seja uma resposta à pergunta da Silmara. Nessa receita, os ingredientes estão certinhos. Beijos, querida, volte sempre!!!

    1. Oi Silvana, isso varia muito com o forno e eu diria até com a pressão do gás quando o cilindro está cheio ou quase vazio. Mas eu diria que uns 10 minutos são o suficiente. Como eu tenho certeza que você vai fazer esta receita mais de uma vez (eu faço quase uma vez por semana rsrsrs) o ideal é você ver o resultado no seu forno e reajustar o tempo. Mas não tem erro, ele pode ficar um pouco mais macio ou um pouco mais durinho, mas sempre fica maravilhoso. Beijos, linda!!

  15. Com certeza vou fazer!!! Como precisava de uma receita assim, além da receita, o cuidado, o carinho e a preocupação com cada detalhe e dica! Parabéns pelo Blog e por dividir com tanta generosidade todas essas gostosuras!

    1. Obrigada, querida, é um prazer compartilhar cada detalhe com vocês!! Seja sempre muito bem-vinda, a casa é nossa!! Beijão

  16. Fiz essa receita e algumas adaptaçoes por conta propria. Deu super certo. Umido por dentro e a super casquinha fora. Uma delicia acertei de primeira. Se pudesse mandaria a foto. Bjssss e obrigada.

  17. Oi,

    Sua receita é espetacular!!! Obrigado!!!

    Sabe me dizer porque as vezes fica uma superfície um pouco mais grossa e quebradiça (perfeita), e as vezes fica uma película bem fininha e que chega a se soltar, deixando uma aparência menos desejada?

    Obrigadão!!!

    1. Oi Eduardo, que bom que gostou!!! Se a receita for exatamente a mesma, o problema é a temperatura do forno. Até o tempo que você deixa o forno pré-aquecendo faz toda a diferença. O ideal é que você encontre o tempo e a temperatura ideal no seu forno e use sempre a mesma configuração. Quantos aos ingredientes, eu precisaria saber o que você mudou, pra te ajudar a encontrar o pulo do gato! Qualquer coisa, estou por aqui, ok? Beijão

  18. Eu quero só dizer: OBRIGADAAAAAAAAAAAAA!!! Eu estava a procura de receitas de brownie fit, pois trabalho com esse segmento de alimentação… e nada dava certo, a maioria ficava com jeitão de bolo mesmo…então digitei no Google: como deixar o brownie com aquela casquinha e …aqui estou!!! Fiz algumas adaptações…substtiuí a farinha de trigo por farinha de arroz e não usei chocolate em barra, apenas aumentei a quantidade de cacau em pó….usei 100% cacau e substituí o açucar por açucar demerara.
    Amei bem amado! Vou vender bastante rs…beijos!!!!!

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 amei bem amado ❤ que delícia de mensagem!!! Minha linda, espero e desejo que você faça muuuito sucesso!!! Me deu vontade de experimentar o seu brownie hummmm…

        1. A Didier deu todas as dicas pra gente ali embaixo, mas eu vou experimentar e publico aqui pra você com certeza!!! 😉

    1. Que booomm!!! Fico sempre muito feliz quando dá certo pra vocês 😊 Obrigada pelo carinho do retorno, viu!!! Beijão

  19. Amo Brownies !!! Já testei algumas receitas e não ficaram do jeito que eu queria. Vou testar esta!!!! Vc já colocou as respostas de todas as minhas dúvidas: crocancia, casquinha na superfície, macio por dentro…. água na boca!!! Obrigada por compartilhar essa delicia! Feliz Ano Novo!!! 😘

    1. Oi Cristina, esse brownie é meio que à prova de erro, do tipo que mesmo quando alguma coisa não dá certo, ainda fica uma delícia!!! QUALQUER problema ou dúvida, estou à disposição, tá? É claro, se ficar maravilhoso, também vou adorar ficar sabendo 😉 Beijos, linda, Feliz Ano Novo!!!

  20. Boa tarde Patricia! que Brownie lindo, hj fiz uma receita não foi a sua,se tivesse a visto antes teria feito a sua. O meu ficou super macio, e saboroso porem so nao criou a casquinha em cima como eu desejava, triaalgum segredo? Uso chocolate mavalerio meio amargo, usei 1xíc se açúcar,3 ovos e o chocolate derreti com a mantwiga juntos, e a massa u tei a forma com margarina e passei chocolate em po. E gostei do resultado… Kkkkk… Mais vou testar a sua receita amanha. Mais me diz 115g de chocolateequivale a qto tirada de uma barra de 1kg ? Me ajude vivo disso aqui no interior da Bahia. Aqui ngm vende e quero vender essa delicia. Desde ja obgda! Desculpa tanta pergunta… Kkkk… Deus abençoe! Bju

    1. Evy querida, amei o seu contato e todas as suas perguntas 🙂 eu faço o blog pra vocês, então amo falar com cada uma que me escreve!
      Acho que você está no caminho certo! Quando escrevi esta receita, a primeira coisa que fiz também foi testar várias receitas. Como não é um prato muito comum aqui no Brasil, a gente vai se educando para entender o que é esperado e o que faz essa ou aquela receita MARAVILHOSA! Eu vejo tudo, até a receita que leva menos açúcar e menos gordura, pois gosto de receitas fáceis, deliciosas mas também leves. Experimente uma, outra, todas rsrs e você vai encontrar aquela que ama ou até, vai escrever a sua.
      Dá uma olhadinha nos outros comentários, tem várias dicas lá.
      Eu nunca usei a marca Malvalério, mas me parece boa. Eu só observaria se o tipo que você usa é chocolate puro sem gordura hidrogenada, pois isso faz toda a diferença.
      Quanto ao peso, eu uso uma balacinha de cozinha para pesar. Se você não tiver uma, pode dividir o kg em 10 partes e uma delas dividir em aproximadamente 9 partes. Aí você teria 9 porções de aprox. 110 g.
      Beijos, linda, desejo muito sucesso nas suas vendas!!!

  21. Olá, gostaria de agradecer pelo carinho na receita disponibilizada.
    Tenho uma dúvida: essa receita deve ser assada numa forma de que tamanho mais ou menos?
    e dentro desta forma quantos quadradinhos de brownie você faz normalmente?

    Muito obrigada. Abraços! :*

    1. Oi Thaysa, fico super feliz que tenha gostado!!! Se você assar o brownie numa forma de 20×30, pode cortar 20 brownies de 5×6 cm. Amei a visita, volte sempre 😘

  22. Oi, Patricia!!
    Ainda não testei sua receita, mas já tenho algumas dúvidas.
    Posso colocar 1 xic de açúcar comum e 1/2 de açúcar mascavo?
    Devo pré aquecer o forno quanto tempo antes de colocar a massa?
    E tem problema substituir o papel aluminio pelo manteiga?
    Obrigada desde já, beijos.

    1. Oi Maria, um prazer responder às suas dúvidas!!! Nunca usei açúcar mascavo nesta receita. O açúcar faz alguma diferença, o açúcar cristal deixa o brownie mais puxento e o açúcar refinado faz uma massa mais suave. Mas muitas receitas usam açúcar mascavo, então não deixe de fazer por isso. Vou adorar se você me contar o resultado 😊
      O papel manteiga funciona bem, mas também nunca usei nesta receita pra saber se faz diferença.
      Pode deixar uns dez minutos pré-aquecendo.
      Espero que dê tudo certo!!! 😍😘

        1. Oi Danubia, o seu comentário é super bem-vindo!!! Esse brownie Tem uma cominação bem bacana de texturas. A minha sugestão seria fazer de um jeito, depois fazer do outro e comparar os dois. A gente sempre aprende bastante com esse tipo comparação! Depois me contem, tá 😊 Beijão

  23. Olá
    Sou mega iniciante na cozinha e por isso estou com algumas dúvidas em relação aos ingredientes, qual é o açúcar granulado?? E sal marinho??
    E as gotas de chocolate, mistura inteira msm, sem derreter??
    Desculpe a ignorância!!rsrsrs

    1. Oi Jéssica, as suas dúvidas são super bem-vindas!!!!
      O açúcar granulado é aquele branco comum que você compra no mercado. Esses dias fiz com açúcar refinado (o branco mais fininho) e ficou ótimo também!
      O sal também, use o branco comum que você tem em casa. O sal marinho só é mais saudável.
      As gotas de chocolate você mistura sem derreter mesmo.
      Espero que fique maravilhoso!!! Qualquer dúvida, é só perguntar 😘

  24. Adore!!! No caso se eu quiser dobrar a receita pode dobrar todos os ingredientes normalmente inclusive o ovo? Pois tenho uma receita q nao tem dado certo, meu brownie ta ficando com aspecto de ovo, e pq o óleo na receita?
    Beijinhos 😘

    1. Oi Ana Rosa, pode dobrar a receita sim e dobre o tamanho da forma também, ok?
      Todo bolo precisa de algum tipo de gordura para que fique macio. Geralmente, você pode usar óleo ou manteiga (neste caso, sem sal, pois já adicionamos na receita). A manteiga ajuda a massa a crescer, o que resulta num brownie mais com jeitinho de bolo. O óleo deixa a massa mais “puxenta”, que é a minha preferida 😉 se você resolver testar a manteiga, depois me conta o que achou, tá!
      Adorei a visita!!! Bjks

  25. Segui a receita a risca de quantidade dos produtos e forno ….deu super certo… Depois de várias fornadas e tentativas com muitas mas muitas receitas com esta consegui a casquinha tão famosa do Brownie e sem falar na testura que ficou demais…. Receita aprovadissima …agora só tenho que conseguir parar de comer!
    Ficou show!

    1. Marlise querida, este é exatamente o meu problema rsrsrs parar de comer!!! Mas seja firme, você consegue!!!
      Brincadeiras à parte, é uma alegria imensa saber que deu certo pra você!!! Esta receita foi desenvolvida com muito carinho e cuidado pra que vocês pudessem aproveitar! Obrigada por me contar, ganhei o dia <3

  26. Você primeiro untada e polvilhar o trigo não forma para depois colocar o papel alumínio por cima e coloca então a massa?

    1. Oi Esther, primeiro eu cubro a forma com o alumínio e depois unto e polvilho. Beijos, querida, espero que fique uma delicia!!! 🙂

  27. Fiz e o meu ficou seco demais e a casquinha nem passou perto. Assei a +ou- 200 graus, mas como meu forno está com a luz queimada, acho que deixei tempo demais, porque estava esperando a casquinha, que nunca se formou. Ficou 20 minutos. 🙁

    1. Oi Gisele, obrigada pelo contato! São muitos os motivos porque uma receita dá certo ou errado e com um pouquinho de empenho, a gente sempre descobre o porquê! Vamos às possibilidades:
      – Sempre bom saber se você usou medidores ou utensílios de mesa para medir os ingredientes, faz toda diferença!
      – O que ficou seco, a massa crua ou assada?
      – Por quanto tempo o forno ficou pré-aquecendo? É possível que a massa tenha sido colocada no forno meio frio ou quente demais?
      Vou adorar te ajudar a descobrir como fazer para o seu brownie ficar delicioso com a casquinha, do jeitinho que deve ser! Vamos nos falando, ok? Beijos

    1. Oi Flávia, eu diria que ele assou em temperatura muito baixa. O brownie deve assar em forno pré-aquecido, numa temperatura de + ou – 200 graus, assim ele assa relativamente rápido, ficando crocante por fora e macio por dentro. Adorei o contato, viu!!! De uma outra vez que fizer, me conta como ficou, ok? Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *