Sorvete de cabeça pra baixo com Banana Caramelada. Dona de Casa. Só que não.
Este post foi feito por sugestão de uma prima muito querida e chique demais! Uma daquelas mulheres lindas, profissionais, mães e agora avó, que a gente admira e se encanta pela inteligência, a generosidade no trato, o carinho e um bom-gosto natural em tudo que a cerca.
E esta pessoa tão especial me diz:

“Patricia, lembra daquele sorvete que você me serviu na sua casa? Acho que você deveria postar aquele sorvete …”

O mais gostoso foi pensar que com um pouquinho de capricho e criatividade, podemos transformar coisas tão simples do nosso dia a dia em eventos memoráveis para quem está à nossa volta!

Naquele dia, eu fiz um almocinho gostoso para recebê-la, mas não pude pensar na sobremesa e “tudo” que eu tinha era um pote de sorvete! Para não servir o pote à mesa, desinformei numa travessa e cobri com um molho simples e frutas frescas. A minha turma adora, porque fica uma sobremesa alta, imponente e colorida! Eles abrem os olhos em tom de admiração, como quem está diante de alguma coisa grandiosa! rsrs

O sorvete  da foto é um sorvete de creme da Kibom coberto com bananas carameladas.

Ingredientes para a banana:
1/2 xíc. de açúcar
1/4 de xíc. de água fervente
4 bananas grandes picadas (corto cada Sorvete de cabeça pra baixo com Banana Caramelada - lado. Dona de Casa. Só que não.banana em 4 tiras e depois na transversal)
2 colheres de sopa de Cointreau (opcional)
Canela em pó a gosto (também opcional)

Modo de fazer:
Coloque o açúcar numa panela em fogo médio até caramelizar (cuide para não queimar, nem escurecer demais, pois também fica com gosto de queimado). Espalhe a água fervente lentamente sobre o caramelo, sem mexer e deixe ferver em fogo baixo até que fique homogêneo.
Adicione as bananas e cozinhe por 5 min. Desligue o fogo e acrescente o licor.

Está pronto!

Espere esfriar, leve à geladeira e depois de cobrir o sorvete, polvilhe com canela em pó.

Variações: substitua a fruta picada ou o licor por outro de sua preferência, acrescente raspas de laranja ou de chocolate, biscoitos triturados ou qualquer outro ingrediente que te agrade!
* Para um almoço ou jantar especial, sirva o sorvete em taças e cubra com a calda.

Dicas:
* Sempre use água fervente para dissolver o caramelo. Água fria (claro!) esfria e endurece o caramelo dificultando o processo.
* Evite mexer o caramelo quando adicionar água, pois isso junta as partes sólidas, também dificultando o derretimento.
* Eu prefiro não cozinhar demais a fruta para não comprometer a sua forma e textura.
* Eu adoro sorvete com calda quente no inverno, mas a calda servida diretamente na taça, pois derrete o sorvete muito rápido! Para servir sobre o pote inteiro como na foto, prefiro a calda gelada, pelo mesmo motivo. Neste caso, coloco até a travessa no congelador antes de desinformar o sorvete para que não derreta muito rápido por baixo.

Lembre-se, um pote de sorvete nunca é “apenas” um pote de sorvete, as possibilidades são infinitas! Use a sua criatividade e divirta-se!!!

(Visited 145 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *