Cozinhando pra 1,  Receitas de família,  Salgados

O bifinho que eles amam…

A criançada chega da escola, morreeeeendo de fome, abre a porta e começam os comentários:

“Mãe, que cheiro bom, o que tem pro almoço???”

Chegam na cozinha, olham tudo e eles mesmos respondem com um sorrisão:

“Hummmm…. bifinho!!!”

kkkkk delícia!!!

Pode parecer um tema corriqueiro e trivial, mas talvez, nem tanto! Nos últimos tempos várias pessoas comentaram comigo o quanto o bife em suas casas é duro e seco. Resolvi dar uma mãozinha!

Bife é sinônimo de cozinha caseira, rápida e prática! Se ele estiver cortado, congelado em porções e descongelado de véspera então, é uma mão na roda!!!! Com algumas observações importantes, você vai ver um pequeno esforço ser muito bem recompensado!!!

Primeira coisa:

Assim como carne de boi (pra bife), o peito de frango também não deve ser cozido demais ou fica sim, duro e seco!

Assim, prefira bifes de frango mais finos, coloque uma pitadinha (pequena mesmo!) de açúcar na frigideira antiaderente com pouco óleo beeeeem quente e doure de um lado tssssiiiii e depois do outro. Veja se está cozido e retire.

Se você quiser ficar virando até dourar bem, tranquilo, ninguém vai te prender por isso hahaha mas cuide para não cozinhar demais, ok?

* Um pouquinho de shoyu também ajuda a dourar rapidinho sem secar o bife.

Um outro ponto super importante:

Frite poucos bifes de cada vez para não juntar água. O frango e a carne ficam mais macios, pois fritam ao invés de cozinhar.

* Nas tirinhas, costumo temperar a carne crua e adicionar 1 colher de sopa de amido de milho. Só depois, frito como de costume. Estilo comidinha chinesa, fica uma delícia!!!

Tirinhas de carne. Dona de Casa. Só que não.

Se você me perguntar de um item super importante na cozinha, eu sempre vou indicar uma boa panela antiaderente! Faz toda diferença!!!

Caso não tenha uma, adicione uma colherinha de manteiga ao óleo antes de colocar a carne crua, isso evita que grude. E se grudar? Abaixe um pouco a temperatura e ele vai dar um pouquinho de água. Desgrude e aumente a temperatura novamente, simples assim!

Os meus temperos favoritos:

* De todos os tempos, o mais rápido, fácil e delicioso é sem dúvida: um pouquinho de shoyu, um pouquinho de gengibre congelado ralado na hora, uma pitada de açúcar, outra do tempero de sua preferencia. Fica perfeito e eles amam!!!

* Aqui em casa, mostarda e mel faz muito sucesso também, pode até ser aquele molho pronto para salada. Coloco direto no bife de carne ou frango e fica uma delícia!!! Só tome cuidado que por ser um tempero mais liquido, ele respinga. Use o fogo bem alto como de costume, mas tampe parte da panela para não te queimar, nem fazer muita sujeira.

* Um outro que eu amo é alecrim! Tempere o bife normalmente e coloque para fritar junto com um ramo de alecrim fresco. O perfume é maravilhoso!!!!

Mas olha, o importante mesmo é variar!!! O bife não tem que ter sempre a mesma cara!!! Um dia faz bife, outro dia faz tirinhas, num outro, cubinhos ou escalopes (fatias finas e pequenas). Use qualquer tempero ou ervas frescas à mão, ou compre para experimentar, misture, saboreie! E se não gostar? Não faz mais!!! Mas garanto que você vai ter excelentes surpresas pelo caminho!!!

Os molhos que mais fazem sucesso por aqui:

* Molho Teryaki

* Molho Tailandês de Amendoim e Gengibre

Bife de frango com milho na manteiga. Dona de Casa. Só que não.

E os melhores acompanhamentos:

* À francesa

* Milho em lata Bonduelle na manteiga (1 colher de sopa de manteiga para 2 latas pequenas de milho) com mix de ervas secas

* Cogumelos frescos na manteiga

Bife de frango com cogumelos frescos na manteiga. Dona de Casa. Só que não.

Aproveite, divirta-se, faça diferente!!!

Beijos e até depois!!!

Retornar à Página Inicial

(Visited 442 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *